sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Cultura


A cultura é, antes de tudo, um patrimônio coletivo, comum a todos os cidadãos. Por isso mesmo, deve ser de responsabilidade de todos, através de suas organizações e representações.
Isso define a necessidade básica de proteção e valorização dos bens culturais e sociais, nos mais diferentes campos de expressão e de representação.
Para que se defina e desenvolva, consequentemente, uma política de cultura e da ação cultural, é necessária uma apreensão mais global das realidades existentes, dentro dos diversos contextos.
Significa, primordialmente, um conhecimento preliminar da realidade, não só identificando valores culturais representativos a serem preservados, como observando atentamente as inovações que resultam da dinâmica de uma nova realidade.
Além do autoconhecimento, é preciso reconhecer a diversidade como afirmação da identidade cultural.
Esse conhecimento certamente vai se transformar em investimento na produção cultural.
O conhecimento serve como base para sua política cultural e social, mas atende principalmente a sociedade, para que ela mesma possa desenvolver os seus processos produtivos.
Assim, vamos superar o paternalismo e criar a nova mentalidade que vai viabilizar o produto social-cultural, afastando para bem longe as ameaças do esquecimento, do desprezo e da destruição da cultura e da arte Tanquinhense.

10 comentários:

  1. "Só sei que nada sei" - Sócrates
    É atribuido a ACM, o seguinte > Causo <:
    Na primeira edição de uma festa em Salvador, ele teria dito " Está inaugurada uma nova tradição baiana"
    Ora pois às tradições não se criam, Elas se FAZEM, acredito que jamais as tradições serão "criadas" e/ou esquecidas, Elas se perpetuam na medida em que são vividas, por isso não gosto da expressão (resgate) prefiro a ação. e esta ação de criar esse blog é de uma importancia fundamental para Nós Tanquinhenses, dia 30 de Janeiro de 2010 participei de um SAMBA DE RODA em Tanquinho que me deixou contente e triste. Contente por vivenciar a mais pura expressão dosencantos populares e triste por não poder sambar, naquele grupo, inventaram que homem não SAMBA. Aguardem...
    José Wilson

    ResponderExcluir
  2. A foto desse texto é do grupo de teatro TAMTAN em homenagem ao Escritor Ariano Suassuna.

    ResponderExcluir
  3. Lembranças da infancia
    (Resquicios de memórias)

    Ô cumpadi Malaquias
    me responda sem pensar
    Pru que é que ôce tem
    esse xêro de gambá
    >>>>
    Eu Tô cum xero danado
    ôce tem toda razão
    mas pequê essi xerim]
    do gambá do seu irmão
    <<<<
    Se meu irmão é gambá
    tenho dele muito dó
    foi só dispôs que morou
    na casa da tua vó
    >>>>
    Óia aqui caro cumpadi
    num fale de minha vó
    cuide da sua irmã
    que tem uma perna só
    <<<<
    Ela perdeu a perna
    ôce sabe ôce viu
    inframou com a mordida
    que ela levou do seu tio.
    >>>>
    Ela perdeu a perna
    o coitado a dentadura
    pois parece que mordeu
    a perna duma saracura.

    Autor desconhecido

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela contribuição. Lembrei da época em que fazíamos teatro.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma fonte de pesquisa para minhas aulas de Sociologia. valeu Geo!

    Vamos produzir muito mais cultura em 2010.

    ResponderExcluir
  6. Se alguem ainda não leu "O monge e o executivo" Leia. Kel do PT deve ter. Eu tenho mas estou ausente dessa querida Terra.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o livro e recomendo sempre às pessoas que gostam de ler. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a iniciativa!! Muito bacana mesmo!! Cada coisa escrita me fez lembrar de um tempo, onde o tempo não importava tanto!! Ai, saudade!!
    Carolina

    ResponderExcluir
  9. A proposta é justamente essa. Fazer as pessoas sentiram saudades e refletir também.

    ResponderExcluir
  10. Hoje tenho 42 anos e na minha memória tinha somente metade do texto que compartilhei com meu filho de 9 anos.
    Amei ter achado este blog pra compartilhar o texto todo que fez parte da minha vida aos 10 anos de idade....
    Valeu!!!!

    ResponderExcluir